Em solenidade concorrida, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, atual Secretário Nacional de Irrigação do ministério da Integração Nacional, recebeu de Elias Fernandes, o cargo de Diretor Geral do DNOCS, em caráter interino. O evento foi realizado nesta terça-feira (31), no auditório da Administração Central, em Fortaleza, com presenças do secretário de recursos hídricos do Ceará, César Pinheiro, de diretores, coordenadores, servidores, coordenadores estaduais e amigos do diretor interino.
Ao usar a palavra, Elias Fernandes, disse que a experiência que vivenciou à frente do DNOCS, foi a que mais marcou em sua vida pública. Disse também que a crise que se abateu nos últimos dias sobre o Departamento, de um certo modo, foi até benéfica, pois também mostrou as necessidades, as dificuldades porque o órgão passa. Ressaltou que muitos órgãos foram criados nos últimos anos, mas o DNOCS permaneceu com a mesma estrutura legal. “Mesmo com um quadro de servidores defasado para a missão que tem, o DNOCS conseguiu desenvolver importantes ações no semiárido, notadamente nas ações dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), onde o órgão, tem hoje, 17 empreendimentos dentro desse programa do Governo Federal”, salientou o ex-diretor do DNOCS.
Ramon Rodrigues ao falar aos servidores, disse da satisfação de estar aqui, salientando que aprendeu a gostar do órgão, que conhece em função das atividades desenvolvidas a níveis estadual e federal e que admira o trabalho desenvolvido pela instituição e por seus servidores. Disse que o DNOCS é um dos responsáveis por desenvolver uma sustentabilidade para o Nordeste, pelas grandes obras de infraestrutura que o Departamento implantou na região. Sobre os problemas estruturais porque passa o órgão, estará aberto ao diálogo para a busca de soluções que venham de encontro aos anseios de seus servidores e do semiárido nordestino.
O novo diretor geral estabeleceu três missões prioritárias: defender as questões salariais dos servidores junto aos ministérios da Integração e do Planejamento; realizar ações visando um novo modelo de gestão adequado ao modelo que está sendo desenvolvido pela Integração e, como secretário, estruturar a nova Política Nacional de Irrigação que deverá ser lançada brevemente pela presidente Dilma Rousseff.
Ramon Rodrigues é pernambucano, radicado no Ceará desde os 14 anos, Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará e com especialização em Recursos Hídricos pelas universidades de Fortaleza e de Tottori no Japão e com mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Foi Secretário Adjunto dos Recursos Hídricos do Ceará, diretor do Departamento de Desenvolvimento Hidroagrícola da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do ministério da Integração Nacional, Secretário Substituto dessa Secretaria, Secretário Executivo da secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, assessor especial do ministro da Integração Nacional e atualmente exerce o cargo de Secretário Nacional de Irrigação daquele Ministério.
assessoria de Álvaro afirmou:Álvaro dias não deseja assumir nenhum um cargo público até as próximas eleições. O seu desejo é ajudar o PMDB a eleger o prefeito de Caicó e de outros municípios do Seridó
“Rogério Couro Fino só não será candidato, se ele não quiser”. Foi desta forma que o deputado federal João Maia comentou as especulações, de que nas últimas 24 horas o prefeito de Jardim de Piranhas, Antônio Macaco teria abandonado o projeto da pré-candidatura a prefeito de Rogério, e lançado sua sobrinha, Luana Macaco como o nome do sistema político do prefeito. João disse não acreditar nessa história, e que somente um comunicado oficial do próprio prefeito, lhe convenceria do contrário.
Depois de várias discussões, o grupo político da prefeita de Ipueira, Concessa Macedo (DEM), decidiu pelo nome do ex-vereador caicoense Paulo Brito (foto), para disputar a prefeitura do município.
Foi abortada hoje uma viagem que o pré-candidato a prefeito de Jardim de Piranhas Rogério Couro Fino faria (PR) faria com destino a Brasília (DF) para se encontrar com o deputado federal seridoense João Maia (PR). O assunto foi resolvido por telefone. João virá a Jardim de Piranhas no próximo final de semana conversar com Couro Fino. A novidade: trará o aval do deputado distrital Agaciel Maia para sua candidatura. É o que o blogue acabou de saber.
Presidente nacional do PMDB desde que o titular, Michel Temer, pediu licença do cargo para ocupar a Vice-Presidência da República, o senador Valdir Raupp (RO) dá como superado o episódio do bate-boca do líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), com o governo por conta da demissão do presidente do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), Elias Fernandes.
A demissão do diretor-geral do Dnocs foi vista pelos aliados de Henrique Alves (RN), líder do PMDB, como “fogo amigo” do PT para queimá-lo na disputa pela presidência da Câmara. Pode ser. Mas é a presidenta Dilma quem parece estar com pé-atrás nessa pretensão. Ela contou a um senador por que teme Alves presidindo a Câmara: “Com o PMDB e a pauta de votações na mão dele, o governo está morto…”
Enquanto o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, desfruta de férias em Portugal — ele volta aos trabalhos na quarta-feira —, a presidente Dilma Rousseff já fez a primeira reunião ministerial, despediu-se de Fernando Haddad, empossou Aloizio Mercadante no Ministério da Educação, contornou crise envolvendo o Ministério da Integração Nacional e destronou aliados de nichos históricos do PMDB. E Garibaldi ficou na dele.
Durante seu programa de rádio nesta segunda-feira, 30, o deputado estadual Vivaldo Costa (PR), lembrou a possibilidade de seu aliado político, vereador Nildson Dantas (dir), não ter a legenda do DEM para disputar o cargo de prefeito nas eleições de outubro.
O ex-governador Iberê Ferreira de Souza se pronunciou acerca da demissão do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes, ocorrida nesta quinta-feira (26).
Em entrevista ao programa Repórter 98, apresentado pelo jornalista Robson Carvalho, o advogado especialista em Direito Eleitoral, Erick Pereira (foto), comentou as implicações da lei da Ficha Limpa nas eleições municipais de outubro.
O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Caicó, Major Walmery Costa reuniu diretores do Corintians e Caicó, além de torcidas organizadas e representantes do Corpo de Bombeiros nesta manhã de quinta-feira (26). A preocupação da polícia é com o clássico Caicó x Corintians, marcado para a tarde do domingo (29) no estádio Marizão. Major Costa disse que fará de tudo, para que a rivalidade entre as duas partidas não saiam do gramado. Em entrevista à Rádio Caicó AM ele adiantou que vem montando um forte esquema de segurança, já para as ruas que dão acesso ao Marizão. Se depender da PM, as duas torcidas se dividirão no giradouro próximo ao Posto de Combustível Boa Vista, onde estará de plantão uma barreira da Polícia de Trânsito.
Já o Correio Braziliense trouxe à tona informações de que convênios do Departamento Nacional Contra a Seca (Dnocs) beneficiaram o filho de Elias Fernandes Neto, diretor do órgão, nas eleições de 2010. Pelo menos R$ 9,3 milhões em recursos liberados e de convênios firmados em ano eleitoral – sem vinculação com obras emergenciais – foram para 27 municípios do interior em que prefeitos apoiaram a candidatura de Gustavo Fernandes (PMDB) para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2010, de acordo com o Dnocs, R$ 12,2 milhões em recursos públicos abasteceram convênios do Rio Grande do Norte.
O deputado federal seridoense João Maia (PR) chega ao Seridó neste final de semana para conversas políticas. Terá um encontro com o prefeito Bibi Costa (PR) para tratara da sucessão municipal. Antes, contou uma fonte ao blogue, terá um encontro como advogado e membro da Federação das Indústrias do Rio grande do Norte, Fiern, Fernando Antonio, o Fernandinho, de quem é um grande amigo.
O deputado federal seridoense João Maia (PR) ainda não perdeu a esperança de formar uma aliança política com o prefeito Bibi Costa (PR) com vistas às eleições municipais do próximo ano em Caicó:
A exoneração do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes (PMDB), prevista para a última segunda-feira, não ocorreu. Porém, ninguém sabe por quanto tempo o deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) conseguirá mantê-lo no cargo.